© 2015 por Projeto Living Drama

All rights reserved

XVI FÓRUM CLAC - 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Em diálogo para a convergência

Oficina

Atividades Teatrais e a sala de aula: espaço de aprendizagem e pertencimento

No dia 2 de agosto de 2019, Vera Cabrera Duarte conduziu a oficina "Atividades Teatrais e a sala de aula: espaço de aprendizagem e pertencimento".  O objetivo da oficina foi refletir sobre a implementação de uma proposta pedagógica baseada em atividades teatrais no contexto do Ensino e Aprendizagem de línguas, especialmente de Inglês como língua estrangeira em certos contextos educacionais. 

 

O referencial teórico, tanto da referida proposta quanto da discussão acerca da experiência, está calcado em três áreas do conhecimento: Psicologia da Educação, especialmente na Psicologia Humanista, cujo importante desdobramento é Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) Rogers, (1985). Nesse contexto teórico, a ênfase é dada aos conceitos de Aprendizagem Significativa, e de resistência à aprendizagem. Outra área que embasa essa discussão é a do Ensino de Língua Inglesa, considerando a Abordagem Comunicativa/Humanista.  A terceira área a ser tratada é a do Teatro, numa perspectiva artístico-pedagógica.

 

Serão apresentadas as etapas que constituem esta proposta integrando atividades teatrais e aprendizagem de língua estrangeira, a saber: sensibilização, improvisação, escolha de temas e preparação, dramatização e, finalmente, avaliação do processo.

 

O impacto dos resultados da implementação da proposta será analisado a partir de uma visão holística do aluno e de suas competências expressas sob três aspectos: 1) hábitos de estudo, 2) conhecimento linguístico e 3) o emocional. Além disso, a noção acerca da importância do aprender a conviver será trazida à discussão.

 

Ao final do encontro, espera-se que os participantes proponham uma forma possível de implementação de tais atividades em suas práticas pedagógicas.