Profª. Drª. Vera Cabrera Duarte

Idealizadora do Projeto e Líder do Grupo de Pesquisa

 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0934901966018567

 

Possui bacharelado e licenciatura em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). É professora titular do quadro de carreira do Departamento de Inglês da PUC-SP, onde também fez seu mestrado (1988) e seu doutorado (1996) no programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação. Desenvolveu um Projeto de Pesquisa de sua autoria, intitulado Living Drama in the Classroom – uma proposta de abertura à Aprendizagem Significativa desde 1998. Atualmente, dá continuidade a esse estudo como líder de grupo de pesquisa, desenvolvendo o projeto "Living Drama: teoria e práxis em diferentes contextos de ensino e aprendizagem de língua inglesa" juntamente com professores e pesquisadores da área. Participa também de dois grupos de pesquisa: 1) ligado ao programa de Formação Contínua de Docentes de Inglês: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para a reconstrução da prática, numa parceria Associação Cultura Inglesa e PUC-SP; 2) ILCAE – Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais, da PUC-SP. É professora do curso de Especialização (Lato Sensu) em Práticas Reflexivas de Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública, PUC-SP. Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: aprendizagem significativa, atitudes facilitadoras do professor, facilitação da aprendizagem, componente afetivo da aprendizagem, processo de ensino aprendizagem, teatro em sala de aula, atividades teatrais, desempenho oral do aluno, desenvolvimento da oralidade, ensino e aprendizagem da língua inglesa, e professor reflexivo. Tem publicações de artigos em periódicos especializados, anais de eventos e capítulos de livros. Orienta projetos de pesquisa de Iniciação Científica, de trabalhos de conclusão de curso, é assistente editorial do periódico Claritas: revista do Departamento de Inglês da PUC-SP e parecerista de outras revistas científicas. Foi vice chefe do departamento de Inglês e  coordenadora dos cursos de Letras: Inglês da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP. Atualmente é coordenadora acadêmica do Centro de Estudos para Aprendizagem de Línguas (CEAL). É membro da APACP - Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa e da WAPCEPC - World Association for Person-Centered and Experiential Psycotherapy and Counseling, IATEFL- International Association of Teachers of English as a Foreign Language e do The C Group (thecreativitygroup.weebly.com).

  • Libertango
  • -
  • Astor Piazzolla
00:00 / 00:00